quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

D epois de três meses sem atualizar o blog, finalmente estou de volta. Na verdade, não passei todo esse tempo sem ler, como podem pensar. Li bastante, iniciei leituras variadas, mas não consegui terminar todas. Estou atualmente com três livros já com leitura avançada que pretendo concluir agora em março. Mas, por se tratar de um livro para jovens adultos, o Quem é você, Alasca?, não me demandou tempo e paciência durante a leitura. Digamos que o livro tenha me surpreendido bastante e superado minhas expectativas. Agora vamos falar um pouco sobre ele.

Quem é você, Alasca?, conta sobre a vida de Miles Halter, um adolescente magricela, alto e introspectivo, colecionador de últimas palavras e um amante de biografias, que vive na Flórida com os pais e  está de mudança para o estado do Alabama para estudar em uma escola com modelo de internato, chamada Culver Creek.


Ao contrário daquilo que tem em casa, Miles está esperançoso que na nova escola as coisas serão diferentes. Ele deseja sair de sua zona de conforto para trazer novas experiências para a sua vida, sobretudo, quando se trata de o “Grande Talvez”.

Na nova escola, apesar de todas as inseguranças presentes nele, Miles procura se enturmar fazendo amizade com seu colega de quarto, Chip e os amigos dele que já estudavam na escola. Cada amigo tem uma personalidade bem distinta uma da outra, que facilita ao leitor uma identificação com cada um deles diante dessa pluralidade.

No grupo que Miles se integra há o aluno bolsista, muito inteligente e de família humilde, que não aceita levar desaforo pra casa (Chip/Coronel); a estrangeira que fala com sotaque, bonita, inteligente e com uma família em boas condições financeiras (Lara); o garoto asiático descendente de japoneses, mas que, diferente daquilo que dizem, não tem aptidão para a área da tecnologia (Takumi); e ela, a garota impulsiva, viciada em livros, amante da poesia, que se coloca contra a sociedade patriarcal, que consome de forma desenfreada álcool, cigarros e gosta de fazer sexo, chamada Alasca.

Evidente que Miles, ou melhor, Gordo, como foi batizado, se apaixonou por Alasca. Ela nunca era convencional em algo. Aliás, sempre se mostrou extrovertida, vulnerável e enigmática ao mesmo tempo. Seu jeito de ser, de amar, de se importar com os outros, suas frases de efeito contribui para que Gordo a cada dia na escola vá se envolvendo com Alasca tanto no desejo de tê-la para si quanto no desejo de conhecê-la melhor, de saber os por quês de sua vida.

O tema vida é muito debatido no livro. Evidente que o mesmo trata sobre a adolescência, as descobertas e o processo de amadurecimento desses meninos e meninas, mas as reflexões sobre a vida e a humanidade são muito pertinentes. Ao tentar descobrir sobre Alasca, Gordo, na verdade, descobre sobre si mesmo e a maravilha que é ser jovem e saber viver.

Recomendo.

Um comentário:

  1. Olá
    Indiquei seu blog para uma TAG.
    http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2014/02/selo-versatile-blogger-award.html
    Abraço

    ResponderExcluir